Sabe de onde vem o mito da Sexta Feira 13? A Led FM explica!

Sabe de onde vem o mito da Sexta Feira 13? A Led FM explica!

Há muito considerado um prenúncio de má sorte, a sexta-feira 13 inspirou uma sociedade secreta do final do século XIX, um romance do início do século XX, uma franquia de filmes de terror e não um, mas dois termos desajeitados - paraskavedekatriaphobia e friggatriskaidekaphobia - que descrevem o medo deste dia supostamente azarado.

O Medo de 13
Assim como caminhar sob uma escada, cruzar caminhos com um gato preto ou quebrar um espelho, muitas pessoas se apegam à crença de que sexta-feira 13 traz má sorte. Embora seja incerto exatamente quando essa tradição em particular começou, superstições negativas giram em torno do número 13 por séculos.

Enquanto as culturas ocidentais historicamente associaram o número 12 à plenitude (há 12 dias de Natal, 12 meses e signos do zodíaco, 12 trabalhos de Hércules, 12 deuses do Olimpo e 12 tribos de Israel, apenas para citar alguns exemplos), seu sucessor 13 tem uma longa história como sinal de má sorte.

O antigo Código de Hammurabi,por exemplo, teria omitido uma 13ª lei de sua lista de regras legais. Embora isso tenha sido provavelmente um erro administrativo, pessoas supersticiosas às vezes apontam isso como prova das associações negativas de longa data de 13.

O medo do número 13 até ganhou um termo psicológico: triskaidekaphobia.

Por que sexta-feira 13 é azarado?
De acordo com a tradição bíblica, 13 convidados participaram da Última Ceia, realizada na quinta-feira de Mauá, incluindo Jesus e seus 12 apóstolos (um dos quais, Judas, o traiu). No dia seguinte, claro, foi a Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação de Jesus.

Acredita-se que o arranjo de assentos na Última Ceia tenha dado origem a uma superstição cristã de longa data de que ter 13 convidados em uma mesa era um mau presságio — especificamente, que estava cortejando a morte.

Embora as associações negativas da sexta-feira sejam mais fracas, alguns sugeriram que eles também têm raízes na tradição cristã: Assim como Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, sexta-feira também foi dito ser o dia em que Eva deu a Adão a fatídica maçã da Árvore do Conhecimento, bem como o dia em que Caim matou seu irmão, Abel.

O Clube treze


No final do século XIX, um nova-iorquino chamado Capitão William Fowler (1827-1897) procurou remover o estigma duradouro em torno do número 13 — e particularmente a regra não escrita sobre não ter 13 convidados em uma mesa de jantar — ao fundar uma sociedade exclusiva chamada Clube treze.

O grupo jantou regularmente no 13º dia do mês no quarto 13 do Knickerbocker Cottage, um popular buraco de água que Fowler possuía de 1863 a 1883. Antes de sentar-se para um jantar de 13 pratos, os membros passavam por baixo de uma escada e uma faixa com a frase "Morituri te Salutamus", latim para "Aqueles de nós que estão prestes a morrer te saudam".

Quatro ex-presidentes dos EUA (Chester A. Arthur, Grover Cleveland, Benjamin Harrison e Theodore Roosevelt) se juntariam às fileiras do Treze Clube em um momento ou outro.

Sexta-feira 13 em Cultura Pop


Um marco importante na história da sexta-feira 13 em particular (não apenas o número 13) ocorreu em 1907, com a publicação do romance Sexta-feira, o Décimo Terceiro escrito por Thomas William Lawson.

O livro contava a história de um corretor de nova-iorquino que brinca com superstições sobre a data para criar caos em Wall Street, e fazer uma matança no mercado.

O filme de terror Friday the 13th, lançado em 1980, apresentou o mundo a um assassino usando máscaras de hóquei chamado Jason, e é talvez o exemplo mais conhecido da famosa superstição na história da cultura pop. O filme gerou várias sequências, bem como histórias em quadrinhos, novelas, videogames, mercadorias relacionadas e inúmeras fantasias aterrorizantes de Halloween.

Que coisas ruins aconteceram na sexta-feira 13?
Na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, oficiais do rei Filipe IV da França prenderam centenas dos Cavaleiros Templários, uma poderosa ordem religiosa e militar formada no século XII para a defesa da Terra Santa.

Presos sob acusação de vários comportamentos ilegais (mas realmente porque o rei queria acesso aos seus recursos financeiros), muitos templários foram executados mais tarde. Alguns citam a ligação com os templários como a origem da superstição sexta-feira 13, mas como muitas lendas envolvendo os templários e sua história, a verdade permanece obscura.

Em tempos mais recentes, uma série de eventos traumáticos ocorreram na sexta-feira 13, incluindo o bombardeio alemão ao Palácio de Buckingham (setembro de 1940); o assassinato de Kitty Genovese em Queens, Nova York (março de 1964); um ciclone que matou mais de 300.000 pessoas em Bangladesh (novembro de 1970); o desaparecimento de um avião da Força Aérea Chilena nos Andes (outubro de 1972); a morte do rapper Tupac Shakur (setembro de 1996) e a queda do navio de cruzeiro Costa Concórdia na costa da Itália, que matou 30 pessoas (janeiro de 2012).

Fontes
"As Origens do Azarado Sexta Feira 13", Live Science.
"Sexta-feira 13: por que é azar e outros fatos sobre o pior dia do calendário", The Telegraph.
"13 coisas estranhas que aconteceram na sexta-feira 13", Live Science.
"Aqui está por que sexta-feira 13 é considerado azarado", Time.
"Friggatriskaidekaphobes não precisam se aplicar", sociedade histórica de Nova York.