Alice Cooper profetiza 'um total ressurgimento do hard rock'

'O rock and roll é divertido demais para deixar morrer', afirma o cantor. 

Alice Cooper profetiza  'um total ressurgimento do hard rock'
Foto: Jenny Risher

Alice Cooper mais uma vez rejeitou a teoria de que o rock está morto. "O rock and roll é divertido demais para deixar morrer", afirma o cantor. 

Embora tenha dominado o mundo da música por décadas, o rock foi derrubado pela crescente popularidade do hip-hop nos últimos anos. Isso fez com que muitos especialistas proclamassem o gênero como "morto" do ponto de vista da indústria musical, considerando que o rock foi ofuscado em todas as dimensões pelo pop, hip-hop e a música eletrônica. 

Alguns anos atrás, Gene Simmons, do KISS, disse à revista Esquire: "O rock não morreu de velhice. Foi assassinado. Está muito difícil ganhar a vida tocando e compondo músicas. Ninguém mais vai pagar para você fazer isso". Uma série de músicos de hard rock e heavy metal opinaram sobre o assunto em diversas entrevistas nos últimos anos.

Em 2018, o vocalista do Maroon 5, Adam Levine, disse à revista Variety: "O rock não está em lugar nenhum, de verdade. Não sei onde está. Se estiver por perto, ninguém me convidou para a festa. Todas as inovações e as coisas incríveis que acontecem na música estão no hip-hop. O hip-hop é estranho, vanguardista, falho e real. E é por isso que as pessoas adoram", disse o cantor.

Cooper, que está divulgando seu novo álbum Detroit Stories, falou sobre a suposta queda do status do rock durante uma entrevista recente para a rádio americana 95 KGGO. Em relação ao tema "o rock está morto", Alice disse: "Acho que o que vai acontecer é que vocês verão um total ressurgimento do hard rock. Surgirá um grupo muito jovem de garotos por aí. E eles serão arrogantes - exatamente como o rock deve ser. Será como quando você viu os (Rolling) Stones pela primeira vez ou qualquer uma dessas bandas. Toda geração se rebela contra a anterior e a última geração era muito tecnológica - tecno isso e tecno aquilo".

"Por que os adolescentes estão comprando discos?" ele questionou. "Eles estão comprando vinil e toca-discos. Acho que isso é uma indicação de que agora há crianças nas garagens de todo o mundo aprendendo Aerosmith, Ozzy (Osbourne) e Alice - eles estão aprendendo essas músicas. Porque o rock and roll é divertido demais para deixar morrer". 

Voltando aos comentários de Gene, Alice disse: "Acho que o Gene estava falando sobre finanças, o rock não é mais o que costumava ser. Bem, sim, eu concordo com isso. Mas talvez o rock agora esteja onde deveria estar - os fora-da-lei olhando para si mesmos, em vez de estar no topo da pirâmide. Agora somos os excluídos, acho que o rock vive disso".

"Existem bandas por aí que estão apenas se acostumando com o lance das guitarras. Cara, aumente esse som. Vamos ser barulhentos. Vamos tocar músicas que irritem as pessoas (Risos)".