Livros, gibis e séries para matar a vontade de mais Obi-Wan Kenobi

Mestre Jedi vivido por Ewan McGregor ganhou série no Disney+, mas tem boas histórias também em outras mídias

Livros, gibis e séries para matar a vontade de mais Obi-Wan Kenobi

Por: Jovem Nerd

Aconteceu, Padawan! A minissérie Obi-Wan Kenobi chegou ao fim nesta quarta-feira (22), com Ewan McGregor de volta ao papel do amado mestre Jedi. Se você acompanhou semanalmente as aventuras do herói de Star Wars e ficou triste porque a produção terá apenas uma temporada (ao menos por enquanto, né, dona Disney?), é possível se esbaldar nas diversas histórias com o personagem disponíveis em HQs, livros e animações. Muitas, inclusive, lançadas no Brasil.

As obras passeiam por praticamente toda a vida do personagem, indo desde as primeiras aventuras como aprendiz de Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) até o exílio em Tatooine protegendo o jovem Luke Skywalker (Mark Hamill).

Vale ou não vale?
É preciso destacar que o universo expandido de Star Wars em outras mídias é quase tão grande quanto a própria galáxia muito distante. Antes da compra pela Disney, em 2012, a franquia já tinha dezenas (talvez até centenas) de gibis, livros, games, áudio dramas, jogos de RPG e etc., abordando diferentes períodos da saga espacial.

Para organizar as coisas, a dona do Mickey desconsiderou oficialmente todo o material lançado antes de 2012 como parte da cronologia (também chamada de cânone) oficial de Star Wars. Mesmo assim, algumas histórias ainda são republicadas, agora sob o selo Legends.

Na prática, nada muda muito se você não se importar com essa distinção. É até um exercício criativo interessante criar o seu próprio cânone, juntando as histórias que mais te agradam entre os dois universos. É justamente do Legends, por exemplo, que vem uma das mais adoradas histórias do Jedi.

Kenobi em 19 anos de solidão
Antes da minissérie do Disney+, a melhor maneira de descobrir o que cargas d’água Obi-Wan fez nas quase duas décadas de exílio em Tatooine era o livro Kenobi, de John Jackson Miller.

Publicada originalmente em 2013, a trama explora os primeiros anos do Jedi no planeta, protegendo o pequeno Luke Skywalker. Aqui, vemos um Obi-Wan quebrado, lidando com a perda do aprendiz, Anakin Skywalker, para o Lado Sombrio e o extermínio de praticamente toda a Ordem Jedi.

Assim como na minissérie (e inclusive mais ou menos no mesmo período), Kenobi tenta levar a vida discretamente, até ser chamado de volta à aventura, enfrentando uma tribo do Povo da Areia.

Não espere, no entanto, um arco mirabolante com batalhas espaciais épicas ou coisas do tipo, já que a proposta do livro é justamente ser mais um estudo de personagem sobre como o trauma e a solidão têm grande peso até nos maiores heróis da galáxia.

Kenobi foi publicado no Brasil pela editora Aleph.

Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi
Se você é do tipo que sabe os diálogos de Star Wars de trás para frente, talvez não se interesse pelo resumão dos seis primeiros filmes em forma de livro. Mas, como já dizia o próprio Obi-Wan, tudo depende do ponto de vista.

A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi repassa os eventos da saga sob a perspectiva do Jedi, incluindo as aventuras com Anakin na trilogia prelúdio, o encontro com Luke e o duelo final contra Darth Vader a bordo da Estrela da Morte. A publicação também saiu no Brasil pela editora Universo dos Livros.

Star Wars: Os Diários de Obi-Wan Kenobi
O volume reúne edições do quadrinho Star Wars publicado pela Marvel a partir de 2015. A trama traz mais uma aventurinha do Jedi no exílio em Tatooine, mas agora mais próxima dos eventos de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).



O mestre precisa, mais uma vez, fazer valer a justiça nas terras sem lei do planeta, indo de encontro aos negócios do perigoso Jabba, O Hutt. O quadrinho também apresenta o wookiee porradeiro Krssantan Negro, que anos depois tocou o terror em O Livro de Boba Fett (2021-2022).

A coletânea ganhou edição nacional pela Panini.

Star Wars: Obi-Wan & Anakin
Mais Kenobi em quadrinhos, e agora com o esquentadinho (antes mesmo da luta em Mustafar) Anakin. Se você adora as interações e zoeiras entre os dois Jedi, a história coloca os amigos em uma aventura no período entre os Episódios I e II.

Ainda que a relação de companheirismo entre mestre e aprendiz permaneça forte, a trama já joga pequenas pistas do conflito que estava por vir, explorando também como o ardiloso Palpatine aproveita as inseguranças do jovem Anakin ao colocar o plano diabólico para seduzir o Padawan para o Lado Sombrio em prática.

O encadernado reúne as cinco edições da HQ de mesmo nome, e também ganhou edição nacional pela Panini.

Todo mestre já foi um aprendiz

A dinâmica de professor e aluno é apresentada novamente, mas agora com o mestre Qui-Gon Jinn, no livro Master & Apprentice, de Claudia Gray. Apesar de, por enquanto, estar disponível apenas em inglês, vale a pena você deixar o livro no radar, caso o sucesso da minissérie inspire um lançamento nacional.

A trama aborda a juventude de Kenobi e prova que, realmente, em casa de ferreiro, o espeto é de pau, já que o Jedi também tinha uma pontinha de rebeldia. E até o próprio Qui-Gon constantemente desafia as doutrinas do conselho Jedi.

Clone Wars e Rebels
Longe de nós querer chover no molhado, mas é inevitável. Se você tiver o tempo e a paciência, vale (muito) a pena maratonar todas as temporadas das animações de Star Wars. Pode até aproveitar que as duas estão em catálogo no Disney+.

As sete temporadas dão uma profundidade inédita à relação entre Kenobi e Skywalker, além dos efeitos da guerra de maneira que muita gente certamente não esperaria em uma trama voltada ao público infantil.

Mas se você quiser apenas um arco para conferir se as séries fazem ou não a sua cabeça, recomendamos a trama de Mandalore, de The Clone Wars. A história apresenta a duquesa Satine como interesse amoroso de Kenobi, e expande a mitologia retomada anos depois em The Mandalorian. Tratam-se dos capítulos 12, 13 e 14 da temporada 2.


Já Rebels leva a rivalidade entre Kenobi e Darth Maul ao ápice, com o conflito final entre o Jedi e o antigo Sith. Já explicamos até aqui no Nerdbunker por que você não viu o vilão na minissérie do Disney+.

Se mesmo com todo esse material, você ainda quiser mais Ewan McGregor em streaming, é bom cruzar os dedos. Embora a minissérie seja anunciada como uma história fechada, tanto o astro como a diretora Deborah Chow andam ventilando a possibilidade de mais temporadas. Seja como for, os seis capítulos da série estão em catálogo no Disney+, assim como todos os filmes da saga Star Wars.

Livros, gibis e séries para matar a vontade de mais Obi-Wan Kenobi - NerdBunker (jovemnerd.com.br)