UMA PAIXÃO CHAMADA LEGIÃO

Quero Falar de Legião Urbana. Nenhuma outra banda de rock nacional conseguiu ser quase unanimidade entre gerações! Entenda o porque!

UMA PAIXÃO CHAMADA LEGIÃO
Divulgação : Grupo Tiozão Rockeiro Facebook

Quero falar de LEGIÃO URBANA! Sei que ao contrário do que parece, não é uma unanimidade,

Tem muita gente que não curte, mas.....meu texto, na verdade quase um testemunho, é para os fãs, como toda escrita pessoal deveria ser!

Sou apaixonado pela banda desde o lançamento do primeiro álbum....e o primeiro vinil que comprei na minha vida foi o DOIS. Aprendi a tocar violão por causa das letras e melodias do Renato, e tem muita gente nesse grupo e no meu perfil pessoal, que já esteve comigo em muitas rodinhas de violão e encontros de mocidade espirita virando horas ao som de Legião!

Em particular...tenho uma lembrança que me comove ate hoje....em São Paulo, 2001.

Eu estava num encontro de jovens no Itaim Bibi...e como eu era do interior...conhecia ali no máximo umas 30 pessoas.

Era uma sexta feira à tarde...era num pátio de escola.....e eu peguei meu violão e como de.costume estava tocando Legião. Já estava tocando à uns 20 minutos....e tinha acho que umas 20 pessoas ao redor cantando comigo...até que comecei PAIS E FILHOS.

Putz.....só de lembrar meus olhos já marejaram!

Estava tocando essa música....e, como de costume...cantava e tocava de olhos fechados....entregue à tudo que essa música me remete.

Eis que chega o refrão e tal qual um trovão sonoro....abro os olhos retirado de meu transe pelas vozes de umas 400 pessoas que haviam se juntado ao nosso pequeno grupo e havia virado uma grande roda.......cara.....nao conseguia mais cantar....só tocava...só chorava.....e aquele povo cantando com paixão, com unidade! Foi tão intenso que, depois dessa música, recebi abraços de pessoas que nunca vi na vida!!!

O legado da Legião enorme e atemporal, até hoje...e talvez por isso....dificilmente surja no rock Nacional alguma outra banda tão influente, relevante e de apelo emocional como do grande Renato Russo !

Falar de amor, de dor, de politica, mazelas sociais, drogas e até de rejeição não é pra qualquer um. Dialogar com singularidade e honestidade de sentimentos, ao ponto de despir- se de pudores da alma....não é pra qualquer um!

Que outra banda no cenário do Rock Nacional teria tanto a contar e mistificar à si propria através de memórias e histórias, ao ponto de se tornar filme? 

Mesmo dividindo opiniões, 'Somos tão Jovens' apresentou um lado de Renato Russo até então imaginado apenas na cabeça dos fãs mais fervorosos, esses que conhecem cada letra de trás pra frente....e que encaravam Renato não como um ídolo, mas como aquele colega intelectual da escola, aquele que talvez todo mundo gostaria de sentar na carteira ao lado.....ou não!

Renato é inspiração eterna e influência pra tudo que veio depois, ainda que alguns nao admitam!

Atualmente, alguns fãs de rock mais puristas insistem com as comparações entre Greta Van Fleet e o Led.....e nesse caso....continuo ansiosamente esperando pelo próximo Legião Urbana.... embora eu ache que jamais haverá!

Talvez até por isso...exista essa dificuldade de projeção de bandas com sucesso semelhante no rock nacional...pq estamos cansados de letras bobas e vazias. Gostamos de músicas que identifiquem nossas ideias e opiniões....e se for pra fazer música em português só pra falar idiotices e vulgaridades, futilidades e outros ' ades' depreciativos...por favor...não façam NADA!

Partindo do princípio de que música é sentimento, e o Rock uma das mais belas e vitais expressões da alma, por trazer à tona os mais diversos sentidos catalisados em riffs e vozes de todos os timbres.....esse textão è mais um capítulo da minha alma impressa nesse site, à exemplo do que faço lá no Facebook no grupo Tiozão Rockeiro.

A banda paulistana LIVRO DOS DIAS - Tributo à Legião Urbana, é um exemplo de como mesmo tanto tempo depois da morte de Renato Russo, a Legião ainda move uma 'legião' de fãs por onde a banda passa, e a entrega emocional do vocalista Rubens Lira é no mínimo envolvente, ao ponto arrancar lagrimas de  muitos fãs.

E esse texto é para aqueles que falam minha língua e amam essa banda!!

Encerro meu "testemunho" com a citação de um trecho da música O LIVRO DOS DIAS....que pra mim é a derradeira despedida de Renato.

'Não esconda a tristeza de mim

Todos se afastam quando o mundo está errado

Quando o que temos é um catálogo de erros

Quando precisamos de carinho

Força e cuidado

Este é o livro das flores

Este é o livro do destino

Este é o livro de nossos dias

Este é o dia dos nossos amores'.

URBANA LEGIO OMNIA VINCIT!

Sandro Guatura????????.

A.K.A Tiozão Rockeiro